Na sexta-feira (8/11), em Tavares, ocorreu o Encontro sobre Produção de resina dos municípios de São José do Norte e Tavares.
A engenheira agrônoma e mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Elisabet Cendales Pulido, apresentou trabalhos de pesquisa, sob orientação do Prof. Dr. Rafaelo Balbinot, sobre a produção de resina nos dois municípios.
A pesquisadora relata que, atualmente, a produção de resina tem impactos significativos na área social e econômica, principalmente, sobre a renda obtida pelas famílias de resineiros que dependem da atividade. Observou também uma série de discussões sobre os impactos ambientais em relação a plantações de Pinnus elliottii nos municípios sem levar em consideração a urgente qualificação do processo produtivo por meio de ações de transferência de tecnologia, a elaboração de políticas públicas para o setor e a busca de uma solução para os licenciamentos ambientais.
Com o propósito de contribuir para a continuidade da pesquisa sobre as plantações de pinus e a produção de resina, a Prefeitura de São José do Norte, acordou com o Dr. Balbinot, disponibilizar veículos e técnicos para planejar, conjuntamente, a atividade florestal em escala e o mercado de madeira no município.
Participaram o secretário Municipal de Agricultura e Pesca de São José do Norte, Fábio Martins; o prefeito de Tavares, Gardel Araújo, e o secretário da Agricultura, Gilmar Lemos; vereadores de Tavares, Ênio Lemos e Elis Rodrigues; representantes da Associação Gaúcha de Empresas Florestais, Paulo Cesar Azevedo; o representante da Âmbar Florestal Paulo Roberto Azevedo; resineiros, técnicos e comunidade.