31/07/2018

Preparo para o desligamento do sinal analógico de TV pauta agenda do Executivo

Mais de 4.500 kits deverão ser distribuídos em São José do Norte

Na última quinta-feira (26), o Executivo Municipal, esteve reunido com representantes da Diretoria de Operação Regional da Seja Digital e da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), para tratar sobre o preparo da população nortense para o desligamento do sinal analógico de TV.

A partir do dia 28 de novembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema, em 11 cidades do sul do estado: São José do Norte, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Com o objetivo de informar e preparar os cidadãos para esse processo, a Seja Digital desenvolve campanhas e ações, que também favorecem a aproximação com as comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. Além disso, a entidade distribui kits gratuitos – com antena e conversor com controle remoto – para beneficiários de programas do Governo Federal, como Tarifa Social de Energia Elétrica ou o Bolsa Família, entre outros.

Para saber se tem direito ao kit, acesse o site ou ligue gratuitamente para o número 147, com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Se seu nome estiver na lista, você deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do seu kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para receber as orientações necessárias sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.