15/09/2022

Prefeitura realiza Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas 2022 no município

O acendimento da pira aconteceu na tarde de quarta-feira, 14. Confira a programação para os próximos dias.

Na tarde da última quarta-feira, 14, aconteceu a cerimônia de Abertura Oficial dos Festejos farroupilhas 2022 no município de São José do Norte. A cerimônia foi realizada no palanque oficial, situado na rua General Osório, mesmo local onde serão feitos os desfiles e apresentações, no dia 20 de setembro, para toda a comunidade.

Após a fala de abertura e o hasteamento dos pavilhões pelas autoridades, a prefeita Fabiany Zogbi Roig realizou o acendimento da pira com a Chama Crioula, dando início aos Festejos Farroupilhas deste ano. Após o evento, a chama foi conduzida de volta à sede central do CTG Barreira do Norte, na Rua General Osório. A Banda Municipal Democrata também participou do evento.

Neste ano, o patrono da Semana Farroupilha 2022 é Nilo Francisco de Souza e a mulher Campeira homenageada, nesta edição, será Maria Beatriz Martins Lucas. O tema dos festejas é a "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras’. No último domingo(11), a Chama Crioula chegou a São José do Norte na balsa das 13h.

Confira a programação para os próximos dias:

Condução da Chama - 15 de setembro

• 18h - grupo de cavalarianos conduzirá uma centelha da Chama até a sede do CTG Estância Real de Bujuru

Desfiles e apresentações – 20 de setembro (rua General Osório)

• 9h - translado da Chama crioula do CTG Barreira do Norte ao Palanque Oficial, na Rua General Osório
  • 14h - concentração dos cavalarianos em frente ao Fórum Municipal para conferência de exames e ajustes nos cavalos que desfilarão
  • 15h- Abertura Oficial do evento no Palanque Oficial, na Rua General Osório
  • 15h30- Caminhada Tradicionalista (saída pela frente do Fórum Municipal)
  • 16h15- apresentação da Invernada Artística São José
  • 17h - Desfile dos cavalarianos 17h30 - Encerramento, Homenagens e extinção da Chama Crioula
  • 19h - Show Tradicionalista no Palco Oficial, Rua General Osório

É importante que os cavalarianos estejam atentos aos exames exigidos para obter a GTA - Guia de Trânsito Animal. Os exames exigidos são: exame negativo Mormo, exame negativo Anemia Infecciosa Equina e vacina Influenza Equina. A GTA deve ser solicitada na sede da inspetoria, mediante apresentação dos exames. Não tem custo ao criador, mas ele precisa estar cadastrado na inspetoria. Os exames têm validade de 180 dias, a contar da coleta do sangue. Devem estar dentro do prazo até o término do evento (20/09). A vacina contra influenza também deve estar vigente, até o término do evento (20/09) e possui validade de 1 ano a partir da data de aplicação.

Os Festejos Farroupilhas 2022 têm a realização da prefeitura de São José do Norte com o apoio da Inspetoria Veterinário de São José do Norte, Brigada Militar e loja Maçônica São José.