04/08/2022

Prefeitura, patronagens e representantes tradicionalistas nortenses reúnem-se para tratar sobre a programação dos Festejos Farroupilhas 2022

Em São José do Norte, a Semana Farroupilha deste ano terá início no dia 14 de setembro.

Na última terça-feira, 02, representantes do meio tradicionalista nortense, patronagens dos CTGs Barreira do Norte, Estância Real de Bujuru, Batalhador da Querência, PTG Três Figueiras e Inspetoria Veterinária de São José do Norte juntamente com a Diretora de Gestão Educacional e Cultural reuniram-se na sede da Secretaria de Educação e Cultura com o propósito de tratar sobre os Festejos Farroupilhas 2022.

Na oportunidade, as patronagens demonstraram o desejo de retornar com o já tradicional desfile dos cavalarianos, que ocorre no dia 20 de setembro na rua General Osório. Este desfile marcaria os dois anos de pandemia, período no qual as atividades ocorreram de forma mais restrita.

Neste ano, o tema escolhido pelo MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho para os Festejos Farroupilhas foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”. Este tema compreende a diversidade presente na composição do povo gaúcho e guiará todas as atividades de 2022. O Patrono dos Festejos será cantor e compositor Adair de Freitas. A nível municipal, o Patrono e os homenageados serão escolhidos pelos representantes das Patronagens dos CTGs e PTGs.

Os Festejos Farroupilhas 2022 no estado do Rio grande do Sul terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro. Um grupo de cavalarianos conduzirá a Chama até o município de São José do Norte onde, no dia 14 de setembro, daremos início a Semana Farroupilha 2022 a nível municipal. A programação completa para o município encontra-se em fase de elaboração e será divulgada em breve.