Através da Smec
O Executivo Municipal, através do Setor de Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), com o objetivo de evidenciar a influência da matriz africana em nossos costumes, promoveu, novamente, o Novembro Afro, com tema “Nossas heranças, nossas raízes”.
Foram dias com muitas atrações, com visitas às escolas para realização de oficina de bonecas Abayomis, mostra cultural (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal), contação de histórias com a bibliotecária Marilisa Neves, exibição do “Documentário Vila Nova: Um Quilombo em SJN”, palestra com Chendler Siqueira (Trajetória Histórica do Povo Negro), apresentação musical com repertório negro, oficina de hip hop, roda de Conversa com as palestrantes Camila Amaral Peres (Práticas Pedagógicas na Educação Infantil), Bilina Amaral Peres (Educação Antirracista) e a participação de Diuly Carvalho, coordenadora da Juventude e da Comunicação da UNEGRO e ativista do Movimento Negro.
A participação da comunidade foi de extrema importância para prestigiar os trabalhos dos estudantes. Os professores da rede não mediram esforços para trabalhar o tema com seus alunos e ajudá-los a produzir todo o material que foi exposto no Casarão do Saber. Um dos momentos marcantes do evento foi a presença das famílias, que passaram pela exposição, tirando fotos com seus filhos e enviando para os professores o registro da visita.