Iniciou na terça-feira (14/04), na localidade do Capão da Areia a distribuição de 6.460 sacos de adubos orgânicos - Composto de aves para as Associações do Capão da Areia/Curral Velho. As Associações de Bujuru; Turpim; Capão do Meio; Divisa; Gravatá; Estreito; Saraiva; São Caetano; Barranco; Oriente/Retovado; Parobé; Tesoureiro; Costa do Oceano/Lagoão; Pontal; Várzea/CECOV e Cooperativa dos Agricultores Familiares de São José do Norte (Cooafan), também irão receber as doações que tem previsão de conclusão das entregas até o fim do mês de abril.
A ação de fornecer adubos orgânicos aos agricultores familiares iniciou no Consulta Popular de 2017, processo em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado, onde o São José do Norte teve a maior votação para a agricultura dentre os 23 municípios que compõe o Corede- Sul.
Mais de 640 agricultores serão diretamente beneficiados com a distribuição do insumo. Segundo o engenheiro agrônomo e titular da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins “o adubo orgânico tem a capacidade de aumentar a fertilidade e promover a elevação da atividade biológica do solo, principalmente, em nossas terras que possuem baixo teor de matéria orgânica.”
O Executivo Municipal através da Smap, promove e fortalece os agricultores familiares participantes de Associações e Cooperativas, com ações de levar as propriedades adubos, corretivos, sementes, máquinas e implementos agrícolas, buscando o aumento de renda e melhorias das condições de vida da população rural.
A chefe do Executivo Municipal, Fabiany Zogbi Roig, salienta que "houve uma grande mobilização por parte do Executivo, da Emater e do vereador Neromar Guimarães, na busca de votos na consulta popular. Que nem todos os municípios receberam esse recurso e que São José do Norte recebeu o recurso para fazer aquisição de adubos orgânicos, por meio de toda essa junção de esforços e empenho na divulgação da consulta popular", afirmou a prefeita.