Prefeitura Municipal e Sebrae/RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, lançam pesquisa para avaliar a participação das empresas locais nas compras públicas do Município
O Executivo Municipal, através de parceria realizada com o Sebrae/RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, lança pesquisa como parte das ações do Eixo Compras, para avaliar como está a situação dos fornecedores, dentro e fora da área urbana, e levantar o porquê de muitos fornecedores não ingressarem no mercado das compras públicas.
A pesquisa servirá para identificar as ações necessárias à adequação das empresas locais, para participação nos processos de compras. Com o resultado da pesquisa será possível implantar ações buscando maior participação das empresas locais, ficando no Município os recursos destinados à compra de insumos e equipamentos, fortalecendo os empreendedores nortenses e consequentemente a economia municipal.
“O Programa Cidade Empreendedora tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento da economia local”, destaca a prefeita Fabiany Zogbi Roig. Ela considera que o Eixo Compras irá contribuir para que as empresas locais estejam preparadas e aptas a participar dos processos licitatórios da prefeitura. “Fazendo com que a movimentação na economia local seja elevada, os empreendedores terão aumento nas suas receitas, o que é muito importante nesse período de pandemia e na pós-pandemia”, avalia a prefeita.
O gestor de projetos do Sebrae RS Fabrício Burket relata que como parte das ações do Eixo Compras, durante o mês de maio está sendo realizada uma pesquisa com os atuais fornecedores e, também, com aqueles que ainda não vendem para a prefeitura. “Vamos trabalhar para aumentar a participação dos pequenos produtores rurais do município nas compras da merenda escolar”, afirma o gestor. Atualmente, essas compras estão próximas a 30%, o mínimo que a legislação exige. “A ideia é estimular os produtores a produzir o que a prefeitura compra, diversificando a produção, numa proposta relacionada com o objetivo de aumentar as oportunidades de comprar localmente”, complementa.
Com o resultado da pesquisa, poderão ser implantadas ações de melhoria nas compras públicas. “A prefeitura tem um grande potencial de compra, de insumos, serviços e nada mais justo do que buscar essas compras nas próprias empresas do município”, salienta a prefeita.
A gestão atual aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, por ser uma ferramenta que visa o engajamento de gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios, sendo instrumento de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico local.
Segue os links da pesquisa para ser enviada aos clientes.
Para atuais fornecedores:
Para não fornecedores:
Em caso de dúvidas, pode ser encaminhada para o endereço de e-mail: http://licitacao@saojosedonorte.rs.gov.br