04/08/2022

Prefeitura inaugura o Casarão do Saber e da Inovação

O espaço inaugurado tem como papel ofertar possibilidades de ampliação de conhecimento, prestando um serviço inovador e de qualidade para estudantes de São José do Norte.

Na última sexta-feira, 29 de julho, a Prefeitura Municipal realizou a cerimônia de inauguração do Casarão do Saber e da Inovação em São José do Norte. Na ocasião, a prefeita Fabiany Zogbi Roig apresentou algumas das oficinas gratuitas que serão ministradas no contraturno escolar. O Casarão oferecerá oficinas de robótica, iniciação a programação computacional, informática, fotografia, desenho, língua inglesa, língua espanhola, escrita criativa, redação, violão. As atividades realizadas no casarão terão capacidade de atender cerca 600 alunos.

Durante a cerimônia, a prefeita Fabiany e a pró-reitora, Danúbia Bueno Espíndola, assinaram o termo de convênio entre a Prefeitura de São José do Norte e FURG, para a execução da oficina maker de prototipagem e impressão 3d no Casarão. Após a assinatura do termo, os convidados acompanharam a exposição fotográfica “Um olhar sobre São José no Norte” feita pelo professor, poeta, compositor, declamador, fotógrafo e presidente da Academia Rio-grandina de Letras, Wilson Fonseca. Além disso, o professor Loreno Pastore, autor do hino municipal nortense, entregou dois banners para a prefeita e o vice-prefeito como forma de recordação e também contendo o hino do município.

O Casarão do Saber tem por missão ofertar aos educandos um alto grau de satisfação assegurado na universalidade e equidade na prestação dos serviços oferecendo um ensino inovador, crítico e consciente que garanta a participação ativa dos envolvidos a fim de prepará-los para os desafios do mundo atual. São valores fundamentais do casarão do saber: inovação, criatividade, responsabilidade, cooperação e ética.

Como encerramento da cerimônia de inauguração, houve o descerramento da placa como símbolo da inauguração do local. O ato foi feito pela Prefeita e pela secretária de Educação e Cultura do Município, Letiele Machado. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da prefeitura, para assistir ao ato de inauguração, clique no link: https://fb.watch/eBDv_L-i71/

Participaram do evento de inauguração o vice-prefeito, Neromar Guimarães, a secretária da educação e cultura, Letiele Machado, a secretária de Assistência Social, Alessandra Souza, o secretário de Coordenação e Planejamento, Danúbio Roig, o vereador Lincoln Pontes, representando a Câmara de Vereadores de São José do Norte, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Danúbia Bueno Espíndola, representando o reitor Danilo Giroldo, o mestre e doutor, Everaldo Arashiro, Coordenador do Laboratório de Ciência Impressa 3d, do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da FURG, acompanhado da diretora do instituto, Adriana Ladeira, e dos professores Aline Guerra e João Francisco Prolo Filho, o coordenador dos cursos EAD do SENAC Rio Grande, Ronaldo Fernandes, juntamente da responsável pelas soluções corporativas, Michele Di Gesu, os representantes do grupo FLOPAL, Renato de Oliveira, Adriana Silva, Daiane Soledad e Saimon Miguel, o professor e autor do Hino Nortense, Loreno Pastore, além do professor e Academia Rio-grandina de Letras, Wilson da Rosa Fonseca.