19/01/2022 Sec. Mun. da Saúde

Prefeitura esclarece sobre a possível presença da variante Ômicron em São José do Norte

Até o presente momento, não há nenhum caso confirmado da variante no Município

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), comunica que até o presente momento, não confirma nenhum caso da variante Ômicron de Covid-19, em São José do Norte.

As amostras de RT-PCR coletadas são enviadas ao laboratório Lacen-RS, onde é realizada a análise genética do vírus e, ao ser identificada uma variante do SARS-CoV-2, a Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) e o Município são notificados. Em nenhuma amostra, enviada pela SMS, foi identificada a linhagem do vírus SARS-CoV-2 conhecida como Ômicron.

Além do Lacen, os laboratórios, no Estado, com capacidade para esta análise são o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT, que também faz parte do Cevs), Feevale, UFRGS, UFSM e Hospital Moinhos de Vento.

Dentre os tipos de testes realizados, o único tipo que é capaz de detectar variantes é o RT-PCR, através do sequenciamento genético do vírus. O teste de antígeno, que também é realizado com coleta de material da nasofaringe e que o resultado sai em poucos minutos, é um teste qualitativo, ou seja, apenas mostra se há ou não há a presença do vírus, mas não é capaz de diferenciar as variáveis.