18/04/2022 Sec. da Agricultura e Pesca

Prefeitura entrega mais de 130 toneladas de calcário para agricultores familiares do interior do município

Parte do recurso para aquisição do insumo provém de contrapartida municipal.

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou a distribuição de 5.250 sacos de calcário para agricultores familiares. Estes beneficiados são associados das localidades de São Caetano, Estreito, Retovado, Capão do Meio, Gravatá, Divisa, Turpim, Parobé, Bujuru, Capão da Areia, Curral Velho, Saraiva, Costa do Oceano, Lagoão, Barranco, Pontal,Tesoureiro e, também, para a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São José do Norte - COOAFAN.

O recurso para a aquisição do insumo é proveniente do processo “Consulta Popular”, instituído pela Lei Estadual nº 11.179. Neste processo a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.  A EMATER/RS Ascar contribuiu fazendo a análise do solo, através do encaminhamento das amostras para laboratório. Esse procedimento permite justificar a necessidade do insumo que foi adquirido no projeto de correção de solo.

A partir disso, foi disponibilizado o valor total de R$ 49.507,50. Dentro desse valor total, R$ 24.507,50 são provenientes de contrapartida municipal e R$ 25.000,00 repassados através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do governo do Estado. Com este valor total, a Prefeitura Municipal adquiriu 5.250 sacos de 25 kg de calcário, ou seja, 132 toneladas que já foram entregues aos presidentes de 15 associações de agricultores familiares de São José do Norte.

O Executivo Municipal, através do Gabinete da Prefeita e de várias secretarias, mobilizou equipes para a captação de  votos, pois tem consciência da importância da participação popular no processo, uma vez que há concorrência entre os municípios e, aqueles que têm maior percentual de votação, são contemplados com os recursos.

A equipe da EMATER/RS Ascar também salientou a importância da participação em prol da comunidade. “Por isso, a importância da participação de todos votantes quando solicitados, pois reverte em benefícios para a comunidade local”, compartilhou a equipe. Eles também complementam dizendo que “o processo de Consulta Popular ocorre anualmente, é uma forma da população participar, através do voto, na escolha de projetos prioritários, pré definidos pelos COREDES regionais”.

O calcário, de modo geral, corrige/reduz a acidez do solo, fornece cálcio e magnésio (nutrientes importantes para a plantação), diminui os efeitos tóxicos do alumínio e aumenta a eficiência dos adubos e fertilizantes. Assim, a distribuição do calcário permite a correção do solo e, por consequência, contribui para uma maior produção e produtividade de hortifrutigranjeiros no município.