07/10/2022 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Prefeitura e Sesc inauguram Unidade Móvel de Saúde Preventiva em São José do Norte

A parceria entre Prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Sesc proporcionará mais de 1.000 atendimentos preventivos ao câncer de mama e colo de útero e consultas oftalmológicas para mulheres nortenses.

A campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, começou de forma significativa em São José do Norte. Na manhã de quinta-feira, 06, a Prefeitura de São José do Norte e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Senac inauguraram a Unidade Sesc de Saúde Preventiva no município.

Através desta parceria público-privada, as mulheres de São José do Norte, a partir dos 12 anos de idade, terão acesso a exames e consultas médicas de forma gratuita até o início do mês de novembro, enquanto a carreta do Sesc estiver operando na cidade. No total, serão disponibilizados mais de mil atendimentos, entre eles: 400 mamografias, 400 consultas oftalmológicas, 180 consultas citopatológicas e 180 ecografias mamárias, transvaginal e abdominal.

O atendimento na unidade será exclusivamente para mulheres devido a uma ação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher- COMDIM, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A finalidade dos atendimentos às mulheres nortenses é suprir a demanda reprimida de exames e contribuir para o diagnóstico precoce. O recurso utilizado para a realização da parceria foi deliberado pelo conselho e sairá do Fundo Municipal de Direitos da Mulher, previsto na lei complementar 014, de 19 de dezembro de 2017.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Fabiany Roig, reforçou a importância desta parceria para a saúde de diversas mulheres no Município que serão beneficadas com os exames e consultas. “Essa ação, sem sombra de dúvidas, é muito importante”, afirmou a prefeita. O vice-prefeito, Neromar Guimarães, complementou, em sua fala,  o compromisso do Executivo com a população. De acordo com ele, para fazer uma boa gestão da cidade e preciso cuidar dos cidadãos e cidadãs que nela vivem. Além disso, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristino Azevedo, também mencionou um novo projeto do Legislativo em apoio ao Outubro Rosa. Segundo ele, o prédio onde a Câmara está sediada estará iluminado por luzes cor-de-rosa durante todo o mês. A prefeita Fabiany Roig e a gerente de saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner, assinaram o Termo de Cooperação da parceria. Após o ato, todas as pessoas presentes puderam acompanhar um tour por dentro da unidade móvel e conhecer os equipamentos e repartições da mesma.

O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz São José e reuniu autoridades, entre elas a prefeita Fabiany Zogbi Roig, o vice-prefeito Neromar Guimarães, o presidente do SINDILOJAS Rio Grande, Luís Antônio Escobar, a gerente de saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner, o diretor da unidade do Sesc em Rio Grande, André Miki, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Richelle da Matta, o secretário de Saúde, Lucas Penteado, a secretária de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Alessandra Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristino Azevedo, vereadores e autoridades locais. A unidade móvel do Sesc encontra-se na Praça Intendente Francisco José Pereira, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.

Assista ao vídeo da cerimônia na página da Prefeitura no Facebook, através do link:  https://www.facebook.com/PrefeituraSJN/videos/2033210596880332/