12/09/2022

Prefeitura convida comunidade para programação dos Festejos Farroupilhas 2022

Os eventos serão realizados ao longo desta semana para celebrar a cultura gaúcha.

A prefeitura de São José do Norte elaborou uma programação completa para os Festejos Farroupilhas de 2022 e convida a comunidade a participar junto desses eventos que estarão acontecendo do dia 14 ao dia 20 de setembro. Neste ano, o patrono da Semana Farroupilha 2022 será Nilo Francisco de Souza e a mulher Campeira homenageada, nesta edição, será Maria Beatriz Martins Lucas. O tema dos festejas é a "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras’. No último domingo(11), a Chama Crioula chegou a São José do Norte e um grupo de cavalarianos a conduziu ao PTG Três Figueiras. Confira abaixo a programação completa:

Abertura Oficial do evento – 14 de setembro

16h30 - grupo de cavalarianos conduzirá a Chama Crioula até a Casinha do CTG Barreira do Norte, na Rua General Osório, centro

17h- cerimônia de Abertura Oficial: hasteamento dos pavilhões e acendimento da pira no Palanque Oficial, rua General Osório

18h - translado da Chama para a sede central do CTG Barreira do Norte, na Rua General Osório

Condução da Chama - 15 de setembro

18h - grupo de cavalarianos conduzirá uma centelha da Chama até a sede do CTG Estância Real de Bujuru

Desfiles e apresentações – 20 de setembro – rua General Osório

9h - translado da Chama crioula do CTG Barreira do Norte ao Palanque Oficial, na Rua General Osório

14h - concentração dos cavalarianos em frente ao Fórum Municipal para conferência de exames e colocação de lacres nos cavalos que desfilarão

15h- Abertura Oficial do evento no Palanque Oficial, na Rua General Osório

15h30- Caminhada Tradicionalista (saída pela frente do Fórum Municipal)

16h15- apresentação da Invernada Artística São José

17h - Desfile dos cavalarianos 17h30 - Encerramento, Homenagens e extinção da Chama Crioula

19h - Show Tradicionalista no Palco Oficial, Rua General Osório

É importante que os cavalarianos estejam atentos aos exames exigidos para obter a GTA - Guia de Trânsito Animal. Os exames exigidos são: exame negativo Mormo, exame negativo Anemia Infecciosa Equina e vacina Influenza Equina. A GTA deve ser solicitada na sede da inspetoria, mediante apresentação dos exames. Não tem custo ao criador, mas ele precisa estar cadastrado na inspetoria. Os exames têm validade de 180 dias, a contar da coleta do sangue. Devem estar dentro do prazo até o término do evento (20/09). A vacina contra influenza também deve estar vigente, até o término do evento (20/09) e possui validade de 1 ano a partir da data de aplicação.

As rondas estarão acontecendo do dia 14 ao dia 18 de setembro na Casinha do CTG Barreira do Norte, na rua General Osório. Os responsáveis pelas rondas serão: CTG Barreira do Norte, CTG Batalhador da Querência, PTG Três Figueiras, Loja Maçônica e prefeitura municipal de São José do Norte. Obs.: Apenas no dia 19 de setembro a ronda acontecerá na sede do CTG Barreira do Norte. Endereço: BR-101/RS no km 2.

Participe com a gente! Vamos celebrar juntos a cultura gaúcha!