08/08/2022 Sec. da Educação e Cultura

Fogo Simbólico da Pátria chegará ao município na próxima segunda-feira

O Fogo Simbólico está sendo conduzindo pelo estado do Rio Grande do Sul e chegará em São José do Norte no dia 15 de agosto.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, deu início às tratativas para a definição da programação da Semana da Pátria 2022, que contará com atividades presenciais após dois anos de pandemia. Uma das atividades a serem realizadas é a chegada do fogo simbólico em São José do Norte, que acontecerá no dia 15 de agosto.

O evento para o recebimento do fogo simbólico acontecerá às 16h na sede da Brigada Militar do município e toda a comunidade está convidada a participar. O fogo simbólico está sendo conduzido por todo o estado do Rio Grande do Sul pelos veteranos da Liga da Defesa Nacional.

O tema nacional definido pela Liga da Defesa Nacional para este ano é o “Bicentenário da Independência”. A temática municipal para a Semana da Pátria em São José do Norte ainda está passando pelo processo de definição pela equipe da SMEC. O restante da programação da Semana da Pátria será divulgada em breve.

Sobre o Fogo Simbólico

Este símbolo, conhecido como “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procuravam por um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha do fogo remete ao início da evolução humana. Desde então, utiliza-se deste símbolo como ato de abertura da Semana da Pátria.