20/08/2018

Prefeitura alerta para o risco de jogar lixo nas ruas

A Prefeitura Municipal alerta a população para os riscos de jogar lixo nas ruas ou fora dos locais adequados, como os containers de coleta, e pede que os munícipes se conscientizem dos riscos e da importância de fazer o descarte nos horários corretos. Evitando o descarte aos domingos, pois não há coleta.

O descarte incorreto de lixo ocasiona o entupimento de bueiros e canais de escoamento da água, principalmente em dias de chuva. Este é um fator que contribui para a ocorrência de enchentes.

A Prefeitura Municipal também alerta para que o descarte de entulhos seja realizado em locais próprios e que não devem ser feitos em locais públicos indevidamente, tais como terrenos privados, estradas ou dunas. Outro fator de risco é a contaminação do solo e proliferação de ratos, mosquitos e outras pragas.

Eletrodomésticos, móveis e entulho, galhos de árvores e grama devem ter sua demanda apresentada à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou). Este tipo de material é retirado mediante pagamento de taxa destinada à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A Smou também recebe o descarte de eletroeletrônicos em sua sede, localizada na Rua Edgardo Pereira Velho, nº 635.

A Prefeitura explica também que o descarte de madeira, pedras e materiais pesados, quando feitos em lixo comum, ocasionam aumento no valor pago pelo contribuinte pelo serviço, pois o mesmo é calculado por peso, ou seja, eleva o valor que o município paga pelo serviço.

O cuidado com o lixo gera limpeza e economia a Administração Publica que pode aplicar o recurso em outras áreas como saneamento, esgoto, infraestrutura, pavimentação, lazer e educação.

Confira o cronograma da Coleta de Lixo:

-  Centro: de segunda a sábado (durante a tarde)

- Bairros Carlos Santos, Brasília, João Landell, Guarida e João Magalhães: segundas, quartas e sextas-feiras (durante a manhã)

- Bairros Veneza, Tamandaré e Canastreiro: terças, quintas e sábados (pela manhã)

- Balneários do Mar Grosso, Obelisco, Vila dos Pescadores, Vila Marumbi e Beco do Lagoão: segundas e quintas-feiras (durante a tarde) e aos sábados nos meses de dezembro a março.

- Localidades da 5ª Secção da Barra, Povoação da Barra, Pontal da Barra e Cocuruto: segundas e quintas-feiras (pela manhã)

- Localidades de Bujuru, Curral Velho, Capão do Meio, Estreito e São Caetano: quartas e sábados (durante todo o dia)

- Localidades de Barranco, Capivaras, Passinho, Capela, Várzea, Oriente, Beco da Chácara, Retiro e Tesoureiro: terças e sextas-feiras (durante todo o dia).

Mais informações podem ser obtidas na Smou pelo telefone 3238-1899.