A Prefeitura Municipal de São José do Norte abrirá na segunda-feira (04/05) pontos de atendimento para dar apoio aos beneficiários do auxílio emergencial. Nesses locais, serão prestados serviços às pessoas que estão com dificuldade para acessar o auxílio emergencial do governo federal.
Para evitar aglomeração e filas na Caixa Econômica Federal, a Prefeitura Municipal fará o atendimento daquelas pessoas que ainda não sacaram o auxílio aprovado através do aplicativo.
Apesar do auxílio emergencial poder ser realizado pela internet, inúmeras pessoas que tem direito a esse benefício, não têm acesso ou familiaridade com o mundo digital, necessitando do atendimento presencial.
A prefeita Fabiany Zogbi Roig determinou a abertura de postos para ajudar essa população que está mais vulnerável nesse momento. "Tomaremos todos os cuidados para zelar pela saúde dos nossos munícipes, e, evitar filas e aglomerações faz parte deste cuidado", disse.
Quem tem direito?
Tem direito ao auxílio emergencial do governo federal, aquelas pessoas com a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família. Podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social.
Como funciona o atendimento?
As pessoas que moram em São José do Norte que têm direito e não conseguiram se cadastrar para receber o auxílio emergencial do governo federal ou estão tendo problemas para acessar o aplicativo, podem ir até a Secretaria Municipal de Administração (SMA) ou FGTAS, evitando assim as aglomerações e filas, diminuindo a exposição dos cidadãos ao contágio do coronavírus, ou ainda entrar em contato via telefone com a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim) 32381223, Cadastro Único 999377112 e Centro se Referência de Assistência Social (CRAS) 32381014.
Na internet
Para ter acesso ao auxílio emergencial do governo federal é necessário baixar o aplicativo nas lojas disponíveis nos sistemas IOS e Android.
A pessoa precisa estar com o CPF ativo para preencher a solicitação e ter os dados de membros da família, caso resida na mesma casa, assim como endereço completo. Também será solicitado o número de um celular para recebimento de SMS para validação do cadastro.
São necessários ainda informações sobre renda e profissão antes da pandemia pelo coronavírus. Serão solicitados dados bancários, caso não tenha conta aberta, é possível fazer uma conta poupança digital pela Caixa Econômica Federal, na própria plataforma. Os dados enviados serão analisados e a resposta do direito ao benefício será realizada pelo aplicativo ou site.
Postos para atendimento do auxílio emergencial a partir da segunda-feira (04/05):
Secretaria Municipal de Administração (SMA) - Rua General Osório, n° 158
FGTAS - Rua XV de Novembro, n° 42
Via telefone:
Secretaria Municipal de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim) - 32381223
Cadastro Único - 999377112
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - 999376479 ou 32381014