17/12/2020 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Prefeitura abre Casa de Passagem para acolhimento provisório e proteção de indivíduos afastados do núcleo familiar que se encontram em situação de vulnerabilidade

A porta de entrada para o serviço é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Na segunda-feira (14/12), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher  (Smascim) deu início ao funcionamento da Casa de Passagem para acolhimento provisório e proteção de indivíduos maiores de 18 anos afastados do núcleo familiar e famílias que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos.

A Smascim informa que a porta de entrada para o serviço é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da Assistência Social.

Essa moradia provisória, foi criada com intuito de atender as normativas da Portaria nº 369 do Ministério da Cidadania, a qual dispõe de recursos para essas ações e tem como finalidade aumentar a capacidade de resposta do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do COVID-19. O oferecimento deste serviço proporciona ao usuário o acolhimento no que refere aos cuidados básicos de higiene pessoal, alimentação, pernoite, acompanhamento especializado a condição muitas vezes debilitada pela ausência de saúde física/emocional, associada ao uso/abuso de álcool e outras drogas e a sua condição geral de vida na rua.