07/03/2022 Sec. de Administração

Prazo para declaração do Imposto de Renda 2022 começa nesta segunda

Prefeitura já disponibiliza os comprovantes de rendimentos aos servidores municipais

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Administração (SMA), informa a disponibilização dos comprovantes de rendimentos, aos servidores municipais, referente ao exercício de 2021.

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda, neste ano, será de 07 de março a 29 de abril.

Para acessar ao comprovante de rendimentos, os servidores devem seguir o caminho on-line: Acessar o site oficial da Prefeitura, ir na aba "área e serviços para o servidor", clicar no ícone contracheque online, e inserir o número do seu CPF e senha individual.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2022?

As pessoas que se encaixarem em alguma das situações listadas abaixo, devem entregar a declaração do IR este ano:

Quem ganhou mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano (seja em salário, aposentadoria ou aluguéis, entre
outros).

Quem recebeu mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano (como indenização trabalhista ou rendimento de poupança, por exemplo).

Quem teve ganho com a venda de bens como casas, carros, entre outros.

Quem adquiriu ou vendeu ações na Bolsa.

Quem ganhou mais de R$ 142.798,50 em atividades rurais, como a agricultura ou obteve prejuízo rural a ser compensado no ano-calendário de 2021 ou nos próximos anos.

Quem era proprietário de bens de mais de R$ 300 mil em 2021.

Quem passou a residir no Brasil em qualquer mês do último ano e permaneceu no país até 31 de dezembro de 2021.

Quem vendeu um imóvel e comprou outro, de qualquer valor, dentro do prazo de 180 dias.