10/05/2022

Patrulha Agrícola está realizando a limpeza de drenos coletivos no interior

Melhor equipada, a Patrulha Agrícola da Prefeitura tem realizado inúmeras ações, beneficiando cada vez mais agricultores em diferentes localidades.

A prefeitura de São José do Norte, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Agricultura e Pesca(SMAP) e Obras e Urbanismo(SMOU), está realizando ações no interior do município.

Um dreno coletivo, na localidade do Gravatá, na Estrada Velha, recebeu limpeza feita pela escavadeira hidráulica da Patrulha Agrícola. A limpeza de drenos coletivos é uma forma de auxiliar e incentivar o crescimento agrícola no município, contribuindo com o escoamento das águas, evitando alagamentos e facilitando o acesso dos produtores rurais. Esta ação complementa o trabalho desempenhado pela Patrulha Agrícola, dentro das propriedades rurais de São José do Norte.

A SMAP ressalta que o trabalho feito nos drenos é contínuo e faz parte do programa Patrulha Agrícola. A escavadeira que está envolvida neste processo será transferida para o Estreito. Além disso, há outra máquina também fazendo limpeza de drenos na localidade do Rincão do Barbosa.

O programa Patrulha Agrícola é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pesca. Neste programa, os agricultores do município podem usufruir dos serviços de retroescavadeira por um valor subsidiado pela Prefeitura. Atualmente, a Patrulha está bem equipada contando com quatro retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica para a prestação de serviços.

As máquinas da Patrulha operam por localidades. Dessa forma, a lista de agricultores interessados no serviço é encaminhada para a SMAP, antes de a máquina chegar às localidades. Assim, quando chega, o operador já sabe onde deve fazer o serviço. Os serviços prestados pela Patrulha Agrícola incluem: abertura de valas de drenagem agrícola; limpeza de valas de drenagem agrícola existente; construção e/ou manutenção de vias internas de acesso e açude para dessedentação animal.