Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
30/07/2020 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Papel da nutrição no tratamento do Diabetes tipo 2

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela presença da hiperglicemia, ou “açúcar” alto no sangue, como é popularmente conhecido

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela presença da hiperglicemia, ou “açúcar” alto no sangue, como é popularmente conhecido. Pode ser classificado em tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), gestacional e outros tipos.

Os fatores de risco mais conhecidos são: hereditariedade, obesidade, sedentarismo, idade, hipertensão arterial e resistência à insulina. O Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de diabetes, ocupa a quarta posição entre os países com maior número de casos no mundo.

Além do tratamento medicamentoso, a mudança para melhores hábitos alimentares é fundamental para redução e controle dos níveis de glicemia. Estudos mostram, inclusive, que a alimentação saudável previne a introdução de novas medicações para o controle do DM2 e promove melhorias na saúde superiores às obtidas por meio de medicamentos.

Entretanto, não existe um plano alimentar único para todos os indivíduos com DM. A orientação deve ser individualizada, de acordo com a realidade de cada pessoa, sempre ressaltando o prazer em comer e incentivando a variedade alimentar no cardápio, a inclusão de alimentos ricos em fibras como os vegetais, frutas e cereais integrais, com controle das quantidades (excessos) de alimentos refinados (doces, açúcares, farinhas brancas...).

A recomendação do consumo alimentar defendida pelo GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA vai bem de encontro com as principais diretrizes internacionais para DM.

Embora cada caso deva ser avaliado individualmente, é fundamental que a população portadora de diabetes tenha conhecimento e procure aplicar à sua prática alimentar as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, através de seus 10 passos:

  1. Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  3. Limite o consumo de alimentos processados.
  4. Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  5. Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  6. Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  7. Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  8. Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  9. Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  10. Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé