Um dia descontraído e com atividades artísticas e culturais foi à proposta da Secretaria Municipal da Saúde, através da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) João Landell para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama e sobre a promoção da saúde. A equipe da ESF organizou, na terça-feira (9), a Mateada Outubro Rosa para enfatizar os cuidados com a mama e com a saúde e para aderir ao movimento popular mundial que trata da conscientização sobre a doença.
O evento contou com roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama. Na sequência ocorreu show musical com Guto Gautério e com a dupla Leo e Gustavo. A prestação de serviços de corte de cabelo unissex, design de sobrancelhas e maquiagem foi oferecida pela Escola Profissionalizante de Cabeleireiros e Similares do Rio Grande Revelasul com a finalidade de proporcionar momentos de lazer, embelezamento e elevação da autoestima para os participantes.
A mateada contou também com demonstração e sorteios de produtos da Natura e Mary Kay, e distribuição de erva mate e água quente com patrocínio da Agropecuária Querência.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Corresponde a, aproximadamente, 28% dos casos novos a cada ano. Nos homens, o câncer de mama é mais raro de acontecer e representa 1% do total de casos da doença. A estimativa de novos casos é de 59.700 (2018 - Inca).