17/08/2022

Obras de ampliação e reforma na EMEF Centro de Demonstração entram em fase final

Nesta segunda etapa, reforma de salas de aula, construção de laboratório de informática, pavimentação do pátio, instalação de telhado novo, rede elétrica, sistema de PPCI e rede de esgotos são algumas das ações inclusas na obra.

As obras de Reforma e Ampliação na EMEF Centro de Demonstração, que têm como objetivo melhorar o ambiente escolar na sua infraestrutura e oferecer mais comodidade aos alunos e docentes da Rede Municipal de Ensino, estão em fase de conclusão de sua segunda etapa.

A primeira etapa da obra foi concluída com a ampliação e revitalização do Laboratório de Ciências e sala de aula para a Educação Infantil, contendo banheiros acessíveis para pessoas com necessidade especial. O engenheiro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SMEC), Michael dos Santos, fala sobre a segunda fase da obra neste período atual. Segundo ele, a obra encontra-se com 75,84% de sua execução global concluída. Várias etapas importantes estão em andamento, algumas delas são salas de aula e laboratório. “Estão sendo concluídas as atividades de obras em 2 salas amplas para 40 estudantes e um laboratório de informática para 10 computadores”, comenta o engenheiro.

Além disso, está em andamento a execução de contrapiso de concreto e colocação de cimento no interior do pátio interno, revestimento interno e externo, troca de portas e louças do banheiro e telhado novo. A obra também inclui a instalação de rede elétrica, sistema de PPCI, rede de esgotos e água com a colocação de bombas de recalque, forros, reforma do muro externo e portão em alumínio novo, pintura em todas as salas de aula e fachada do prédio antigo, além da reforma de banheiros com acessibilidade conforme o que pede na NBR 9050.  “A obra ainda contará com uma passarela para a locomoção dos alunos de forma protegida contra as intempéries até aos banheiros que foram reformados”, explica ele.

Segundo a secretaria de Educação e Cultura, Letiele Machado, após esta reforma a escola passará a realocar os estudantes com maior espaço e conforto nas salas amplas e arejadas, favorecendo o aprendizado e permitindo um clima mais agradável no ambiente escolar. A secretária também destaca o compromisso da Gestão Municipal com os investimentos na Educação: “a educação básica é a política pública mais importante de uma gestão focada no desenvolvimento de sua gente. Oferecer dignidade, condições de estudo e trabalho para os alunos e professores é nosso compromisso. Modernizar as escolas é um exemplo de investimento de quem planeja o amanhã, pois investir na educação de nossas crianças e jovens é investir no futuro da nossa cidade”. O investimento feito pela Prefeitura para esta obra totaliza R$ 574.140,40.