Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
23/07/2020 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

O que é a Previdência Social?

Nasf passa informações sobre a Previdência Social

A Previdência Social é um seguro social que tem por finalidade garantir a renda mensal de seu contribuinte bem como de sua família nos casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice.

O contribuinte tem direito a diversos benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente. Porém, para ter acesso o cidadão deve se inscrever no Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e contribuir mensalmente.

Ao se inscrever, este recebe seu Número de Inscrição do Trabalhador, o chamado NIT. Quem já possui número de PIS, PASEP ou NIS, não precisa fazer inscrição, bastando usar esse número junto à Previdência Social.

Quem pode se inscrever?

O trabalhador com carteira assinada está automaticamente filiado à Previdência Social e suas contribuições são feitas através da empresa a qual você exerce suas funções, já descontadas em seu contracheque.

Aquela pessoa que trabalha por conta própria precisa se inscrever no RGPS, ficando sob a responsabilidade do segurado a contribuição mensal ao INSS.

São segurados da Previdência Social os empregados, os empregados domésticos, os trabalhadores avulsos, os contribuintes individuais e os trabalhadores rurais

Sou dona de casa, posso contribuir com a Previdência Social?

Mesmo aquelas pessoas que não possuem renda própria, como as donas de casa e os estudantes, podem sim se inscrever na Previdência Social, na categoria de contribuintes facultativos.

O que necessito para realizar a inscrição? 

Para garantir seu seguro social o usuário deve se inscrever através da Central Telefônica 135, que funciona de segunda sábado, de 7h às 22h, ou no site do INSS. Não é necessário enviar qualquer documento, você só precisará informar os seus dados corretamente para gerar o número de inscrição. Assim, quem contribui passa a ter direito a aposentadoria e outros benefícios atribuídos aos segurados. Cabe salientar que para se filiar é preciso ter mais de 16 anos.

Como acessar o serviço?

Site: www.inss.gov.br

Telefone: 135

Aplicativo para celulares: Meu INSS

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé