Uma importante ação de planejamento foi concluída pela Gestão Municipal, em São José do Norte, em reunião, realizada no dia 9 de dezembro, no Gabinete da Prefeita, quando foi entregue o Relatório Final do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre do Molhe Leste.
Participaram do ato a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o titular das Secretarias Municipais de Coordenação e Planejamento e Meio Ambiente, Danúbio Roig, diretores do Estaleiros do Brasil (EBR) e técnicos da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg).
O Plano de Manejo é um instrumento de planejamento territorial, programas, usos e metas da única unidade de conservação municipal localizada no extremo sul da península que forma o município e constitui uma obrigatoriedade junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação e, após ser instituído por Lei Municipal, definirá os usos, metas e atividades que poderão ser desenvolvidas de forma sustentável nesta unidade de conservação e nas áreas de amortecimento em um raio de 10 Km.
Também, é uma importante ferramenta para a captação de recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente e para o recebimento de medidas compensatórias para a instalação de grandes empreendimentos na região.
Ainda, durante a reunião, foi tratado sobre a instalação de uma Sede da Unidade de Conservação junto ao local conhecido como Santa Casa, na base dos Molhes, e um futuro ponto de atracação de balsas de veículos na área de influência do Refúgio.
Todo custo para elaboração do Plano de Manejo foi pago pelo EBR, conforme estabelecido dentro de um plano de aplicação de medida compensatória ambiental ligado a licença de instalação do estaleiro no município, o qual também financiará a construção da sede da Unidade de Conservação.
Após construída, a sede representará um local de visitação, pesquisas escolares e acadêmicas e mais um suporte para o fomento ao Turismo Sustentável.