A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da presente nota, vem esclarecer fatos ocorridos no dia 13/09/2019, sobre usuária que supostamente não foi atendida, os quais dão conta de que foi acolhida na Unidade Básica de Saúde da Família João Landell, uma usuária, a qual, após acolhimento e classificação de risco, passou a aguardar atendimento.
Ocorre que, a referida paciente não apresentava sinais ou sintomas que a designassem para atendimento imediato ou no mesmo dia. Todavia, sensíveis ao fato de que era sexta-feira e que a usuária fez queixa referente a dores, a equipe decidiu classifica-la para atendimento no mesmo dia, apesar de que a mesma referiu dores há quatro dias, não tendo buscado atendimento ou agendamento em momento anterior.
Porém, a usuária decidiu não esperar pelo atendimento, ausentando-se da unidade de saúde.
Transcorrido algum tempo, um cidadão, identificando-se como marido da referida usuária, adentrou a unidade de saúde, proferindo expressões injuriosas, acusando falsamente a equipe de má vontade ou de omissão no atendimento. O referido também afirmou que faria filmagem e lançaria o vídeo em redes sociais, bem como que não havia atendimento médico no local. Tal fato também não é verdadeiro. Tanto a médica da unidade quanto a equipe estiveram prestando atendimento em tempo integral, inclusive para além do horário regular; o momento da filmagem se deu quando a unidade estava fechada para intervalo, sendo que a equipe ainda estava prestando atendimento, mesmo no momento de pausa laboral dos servidores. No período em que a usuária esteve na unidade, foram realizados 20 (vinte) atendimentos em consulta médica.
A Secretaria Municipal da Saúde lamenta a atitude do cidadão, bem como o desrespeito aos servidores públicos envolvidos nos fatos, sobretudo quando considerada a responsabilidade e vinculação dos funcionários da UBSF João Landell para com a comunidade.
São José do Norte, RS, 13 de setembro de 2019
Daniela de Freitas Rodrigues
Secretária Municipal da Saúde