SMS
A Secretaria Municipal da Saúde informa, que, em relação a pacientes que necessitem atendimentos de maior complexidade, os processo de transferência são realizados de acordo com os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde e organizados através do sistema GERINT(Gerenciamento Interno de Regulação) um sistema de regulação de internação hospitalar, focado em organizar a distribuição de pacientes entre unidades dentro de uma mesma rede ou região. Quando não há vagas disponíveis dentro dessa rede ou quando os serviços necessários não estão disponíveis, a regulação estadual busca uma vaga fora dessa área.
No momento da admissão de pacientes no hospital, a regulação do leito, sendo necessária internação em maior complexidade, a solicitação de leito é prontamente efetuada. Após avaliação clínica. Diante disso, torna-se imprescindível a disponibilização de uma vaga por meio do GERINT em conjunto com a Regulação do Estado, para que seja possível proceder com a transferência e garantir o atendimento adequado a cada paciente.
A Secretaria da Saúde reforça seu compromisso com a assistência de qualidade e a segurança do paciente, e todas as medidas são tomadas para assegurar a agilidade e a efetividade no processo de transferência. Quanto a um caso veiculado em mídias sociais, tais medidas abrangem o contato direto com o Núcleo Interno de Regulação da região, contato direto com a direção da Santa Casa do Rio Grande, contato com a regulação estadual e com a Secretaria Estadual da Saúde.
Importante salientar, que cabe à Regulação Estadual gerenciar e organizar o fluxo de pacientes no sistema de internação hospitalar, garantindo que os mesmos sejam direcionados ao local mais adequado.