Com o objetivo de incentivar o maior número de pessoas a se cadastrar, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) lançou no município, o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), no último dia 5 de junho. No evento foram distribuídos folders das campanhas Nota Prêmio, Nota Fiscal Gaúcha e Educação Fiscal.
Uma ação social foi montada em frente ao Banrisul. Nela foram prestadas informações sobre o programa, como se cadastrar e a importância de participar. O evento contou com o apoio das secretarias municipais, as quais colocaram à disposição alguns serviços para a comunidade.
A SMF e a Apae usaram computadores para realizar os cadastros dos interessados no NFG; a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) convidou a Banda da Apae, Os Ritmistas, para uma apresentação para a comunidade.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou vacina da gripe e fez a verificação de pressão arterial, durante todo o evento.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), juntamente como a Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), recebeu o descarte de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado e fez a troca por mudas e sementes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher (Smascim) recebeu doações de agasalhos para a Campanha do agasalho e repassou informações sobre o cadastros do Bolsa Família. Os integrantes do Projeto Rede fizeram uma apresentação do grupo de dança.
As Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo (Smou) e Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) foram as responsáveis pela organização e logística do local. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Guarda Municipal (GM) fizeram o fechamento de um dos lados da rua, para ofertar maior segurança aos participantes do evento.
A Agropecuária Querência foi apoiadora e disponibilizou erva-mate e água quente para aqueles que quiserem saborear um delicioso chimarrão.
O evento visou fomentar a cidadania fiscal, explicando o funcionamento do programa Nota Fiscal Gaúcha, visando assim um aumento da arrecadação, por meio da exigência por parte dos consumidores na emissão de documentos fiscais e uma concorrência leal entre as empresas. Além dos munícipes cadastrados concorrerem a prêmios a nível Estadual, desconto no IPVA, colaborarem com as instituições cadastradas, ao exigir o CPF na nota, agora também concorrem a prêmios mensais a nível Municipal.