Através destes ambientes é possível garantir que os atendimentos infantis aconteçam no Município, sem necessitar que as crianças sejam encaminhadas para Rio Grande.
A Prefeitura de São José do Norte, através da Secretaria Municipal da Saúde - SMS, está qualificando os serviços de saúde mental através de aquisição de materiais e equipamentos para atendimento infanto-juvenil. Os materiais como mesa infantil, cadeiras infantis, jogos, fantoches, dedoches, conteúdos de leitura, tapete e.v.a e quadros, que foram adquiridos com recursos próprios, estão compondo as salas no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e no Ambulatório de Saúde Mental.
Com a aquisição dos referidos materiais, os atendimentos passam a contar com recursos importantíssimos para desenvolver potencialidades e contribuir com a evolução dos atendimentos com crianças, visto que, o atendimento infantil requer recursos específicos para possibilitar a evolução mental, psicológica, social e física da criança por meio do lúdico. É nas salas de recursos terapêuticos infanto-juvenis que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças. Estas atividades fazem parte da chamada ludoterapia.
A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem.
Através da qualificação dos serviços, é possível garantir que os atendimentos infantis aconteçam no Município, sem necessitar que as crianças sejam encaminhadas para Rio Grande.
O atendimento em saúde mental infantil, em São José do Norte, acontece por meio de encaminhamento da rede de atenção básica e acolhimento realizado no CAPS.