Na terça-feira (27), em São José do Norte, ocorreu reunião, no Gabinete da Prefeita, para tratar da estadualização da antiga VRS 301, conhecida com Estrada da Barra. Na ocasião, Estado e Município assinaram um protocolo de intenções que dá sequência as tratativas de passar a competência da estrada ao Estado ou a Federação.
Participaram a prefeita municipal, Fabiany Zogbi Roig, o secretário de Estado dos Transportes, Humberto Canuso, os secretários municipais da Coordenação e Planejamento, Danúbio Roig, da Agricultura e Pesca, Fábio Martins, da Saúde, Roberta Paganini Ribeiro, e Transporte e Trânsito, Jesum Fonseca, o assessor especial de Turismo, Alex Sandro Souza, os vereadores Neromar Guimarães, Christino Azevedo, Luiz Polis, Ildomar da Costa, e Fernando Antônio Machado, e o diretor de infraestrutura do Porto do Rio Grande (SUPRG), Paulo Somensi.
A assinatura do protocolo de intenções visa alcançar a Estadualização ou Federalização da Estrada da Barra com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do município e da região e ampliar os trabalhos do SUPRG.
“Nós entendemos que se trata de uma logística importante, tanto para o Porto do Rio Grande, quanto para o desenvolvimento do turismo aqui na região. Nós queremos transformar o trecho da Estrada da Barra e da BR 101 numa via importante de escoamento alternativo para a produção do Porto do Rio Grande, melhorar o acesso aos moradores e tornar o local importante via turística para região”, destacou a prefeita.
Canuso reforçou a ideia de estadualizar ou federalizar com foco no porto, até mesmo para permitir que o SUPRG faça investimentos no local. “Eu tenho expectativa que se transforme, realmente, numa oportunidade de melhoria e resgate para a região a respeito dessa ligação com o Brasil. Esse protocolo de intenções é a semente que estamos jogando na terra e para ela germinar vai precisar que muitas pessoas atuem nisso”.