27/04/2021 Sec. Mun. da Fazenda

Município divulga link para acesso à lista de devedores inscritos em Dívida Ativa no Estado

Na Lista de débitos inscritos em Dívida Ativa é possível consultar pessoas naturais e jurídicas detentoras de débitos para com o Estado do Rio Grande do Sul

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e do Grupo Municipal de Educação Fiscal, informa que está disponível aos cidadãos a consulta à lista dos contribuintes inscritos em Dívida Ativa com a Secretaria Estadual- SEFAZ, ou seja, aqueles que possuem débitos pendentes referente a dívidas de ICMS e IPVA.

Na Lista de débitos inscritos em dívida ativa é possível consultar pessoas naturais e jurídicas detentoras de débitos para com o Estado do Rio Grande do Sul. É, portanto, um rol de débitos acessível à consulta pública, conferindo transparência nas relações dos contribuintes com o Estado em nome do interesse público.

A consulta pode ser feita por nome, por CPF, por CNPJ, ou por critério alfabético, por faixas de valor, indicando os maiores valores e o município (ou todos) origem da inscrição em DAT.

As inscrições como dívida ativa estão agrupadas de acordo com a fase em que se encontram, a saber:

Fase Administrativa - Valor das inscrições ainda não encaminhadas à cobrança judicial e sem discussão judicial por parte do sujeito passivo.

Fase Judicial - Valor das inscrições já encaminhadas à cobrança judicial e que se encontram em fases processuais diversas.

Discussão Judicial - Valor das inscrições em cobrança judicial ou administrativa que possuem discussão judicial por parte do sujeito passivo.

Consta também a coluna com o valor total (somatório das três situações acima).

A lista contém a data de atualização das informações e, periodicamente, será revisada e atualizada pela Secretaria da Fazenda.

A consulta está disponível na página da Receita Estadual (https://receita.fazenda.rs.gov.br/lista/3973/lista-de-inscritos-em-divida-ativa-ref).

A ação integra o Programa de Educação Fiscal, desenvolvido pelas Secretarias Municipais da Fazenda e Educação e Cultura e faz parte do Programa de Integração Tributária do Estado- PIT.