04/03/2021 Gabinete da Prefeita

O Executivo Municipal participa de reunião com Azonasul para discutir a compra coletiva da vacina contra a Covid-19

Reunião com Azonasul

O Executivo Municipal, representado pela Prefeita Fabiany Zogbi Roig, Vice-prefeito Neromar Guimarães e o Secretário de Saúde Lucas Penteado, participaram junto aos demais prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), de uma reunião em caráter de urgência, na terça-feira à noite (02/03), conduzida pelo presidente da instituição, Vinicius Pegoraro e pelo presidente do Consórcio Público do Extremo Sul, Favio Telis.

A reunião teve por finalidade ouvir o posicionamento dos prefeitos da região, referente a compra de vacinas.

A demora do Ministério da Saúde na distribuição das vacinas contra o coronavírus preocupa os gestores municipais, principalmente neste momento de aumento significativo do número de infectados e exaustão do sistema de saúde. Em virtude disso, os gestores articulam a possibilidade de compra própria para acelerar o processo de imunização da população.

Foi salientado, pelo Presidente da Associação, a necessidade de levantar o quantitativo de vacinas que cada município da região tem condições de adquirir para registrar uma Carta de Intenção, para aquisição das vacinas. o mais rápido possível, caso o Governo Federal não cumpra com cronograma da vacinação.  O objetivo é organizar e antecipar processo de compra dos imunizantes pelos municípios.

O prefeito Favio Telis anunciou que o Consórcio Público do Extremo Sul, publicará ainda nesta semana um registro de preço, para aquisição das vacinas, ferramenta indispensável para a celeridade no processo de aquisição.

A demora do Ministério da Saúde na distribuição dos imunizantes, traz a necessidade dos gestores municipais se mobilizarem para a realização de uma compra coletiva dos 22 municípios da região. A intenção é vacinar paralelamente ao cronograma do Governo Federal, buscando priorizar a imunização das pessoas economicamente ativas.  São José do Norte manifestou seu interesse na compra de doses.