23/07/2018

Mãe-me-quer: Nasf e Voluntárias promovem terceiro encontro do grupo de gestantes

A prefeita Fabiany Zogbi Roig participou do terceiro encontro do grupo de gestantes Mãe-me-quer, que foi realizado na manhã da última quarta-feira (27), no auditório do Ministério Público Estadual, reunindo as futuras mamães, que são acompanhadas pela Rede de Atenção em Saúde e cujo parto está previsto para o mês de julho. O programa de governo que foi idealizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e é executado com o apoio da Associação das Voluntárias e do próprio Hospital Municipal.

Realizados mensalmente com o objetivo de amparar e orientar as gestantes, além de fomentar a realização do pré-natal regular, os encontros têm ganhado visibilidade e já envolvem os futuros papais. A programação é planejada pela equipe do Nasf com muito carinho, a fim de propiciar a todos os participantes uma manhã agradável, acolhedora e repleta de novos conhecimentos.

É na roda de conversas que essa integração toma forma. A nutricionista Josieli Cardoso é responsável por levar um conteúdo rico e orientar os participantes sobre temas como aleitamento materno, dinâmica do manejo (para que as gestantes saibam quais são as posições mais indicadas para amamentação), ciclo da amamentação e características do leite. A formação do vínculo entre mãe e filho foi destacada pela nutricionista como o principal benefício da amamentação, associada à prevenção de infecções e de anemia.

A psicóloga do Nasf, Carolina França, aproveitou a ocasião para informar às participantes que o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) disponibiliza repelentes para as gestantes beneficiárias do Bolsa Família: são entregues até duas unidades por mês, ao longo da gestação, e para acessar é preciso apresentar o número do NIS, na sede do Cras – Rua Aragão Bozano, nº 203.

Durante o encontro, Fá valorizou o empenho do Nasf e das voluntárias, destacando a importância das parcerias. “Trabalhamos com afinco para promover melhorias na vida das pessoas e para que a população possa vivenciar esses benefícios. – é isso que nos move”, ressaltou. Representantes das voluntárias também estiveram lá para efetuar a entrega dos Kits Maternidade que foram confeccionados com itens adquiridos pelas próprias voluntárias e com doações da comunidade.

Representando a Associação, a voluntária Maria Inês Potrich explicou que todas as promoções são apoiadas pela comunidade. “Basta doar cinco reais por mês para colaborar com nosso hospital. O recurso das contribuições é aplicado na compra de fraldas para os pacientes hospitalizados e já foi utilizado em diversas melhorias na estrutura física da casa de saúde, como a reforma da cozinha, da lavadeira, do pronto socorro, dos banheiros, além da substituição das camas, colchões e janelas”.