Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
05/12/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Lançamento das obras da antiga Intendência e do Inventário Nacional de Referências Culturais reavivam história do município

O evento teve como propósito o lançamento das obras da antiga Intendência de São José do Norte e do Inventário Nacional de Referências Culturais do município.

"O momento foi para celebrarmos esta importante conquista em prol da preservação da memória gaúcha" destacou o Executivo durante a cerimônia de lançamento.

Prestigiaram o evento a diretora da Surya, Clarice Ficagna; o arquiteto da Patrimonium arquitetura e restauro Ltda, responsável pelo projeto de restauro, William Cézar Pavão Xavier; o engenheiro, Paulo Vaz; o vice pró-reitor da Furg, Danilo Giroldo; o gerente da EBR Estaleiros do Brasil, Fernando Augusto Pritsch; a diretora de gabinete da prefeitura municipal de São José do Norte, Richelle da Matta, representando a prefeita Fabiany Zogbi Roig; a representante do Iphae, Adriana Soares de Lima Nunes; a representante do Iphan, Juliana Erpen; a procuradora Geral do Município, Marilia Rezende Russo, e representantes do Executivo.

Também participaram alunos e professores das escolas Marechal Rondon, João de Deus Colares e Padre Eugênio Tick. Eles prestigiaram o evento e as artes de grafitagem realizadas nos tapumes da obra da Intendência. As artes foram desenvolvidas pelos artistas Bero Moraes, Ges, Theo Gomes, Bruno Lavermo e Diego Frantz.

O evento contou com visita guiada e, no encerramento, a diretora de gabinete e o diretor do EBR, foram convidados para fazerem a entrega do Inventário Nacional de Referências Culturais de São José do Norte para a representante do Iphan.

A professora da Escola Padre Eugênio Tick, Sonia Amaral, disse que o evento foi importante, pois possibilitou que os alunos conhecessem e interagissem com a história do município.

O prédio da antiga Intendência é um símbolo do patrimônio edificado. Foi projetada pelo arquiteto francês Constante Mathelin, em 1898, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

A primeira das quatro etapas do projeto tem um custo de R$ 1,6 milhão e já conta com R$ 382.250,00 em recursos. O aporte foi utilizado nas estruturas de segurança e limpeza do local, principalmente dos elementos artísticos do patrimônio. A partir do reforço das estruturas fragilizadas já será possível evitar um colapso maior nesta importante edificação tombada.

A obra para recuperação do prédio está orçada em 6 milhões de reais e será viabilizada através da Lei Rouanet. A iniciativa, liderada pela Surya projetos tem como patrocinador o EBR – Estaleiros do Brasil através das empresas Mitsui & CO, Toyo do Brasil, Toyo Setal, Banco Sumitomo Brasileiro, Mitsui Brasileira importação e exportação, além do patrocínio de pessoas físicas.

 

 

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.