“Não tem explicação dizer o quanto é bom ver um filho concluir um curso sabendo o que de melhor vai escolher para o futuro, disse, vibrante, Juliana Gautério, mãe de uma das formandas do Programa Jovem Aprendiz. O clima de alegria e emoção tomou conta da solenidade de formatura, ocorrida no dia 19 de setembro, em São José do Norte. O curso de Administração Rural 2018 ocorreu de agosto de 2018 a junho de 2019, através de uma parceria entre Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), empresa Ambar/Flopal, Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec) e Senar/RS.
Participaram do ato, a prefeita municipal, Fabiany Zogbi Roig, o coordenador regional do Programa Jovem Aprendiz, Alcides Renato Braga Soares, o coordenador de formação profissional rural, Humberto Moraes, o supervisor regional do programa, Giovani Bolzoni, a diretora de recursos humanos da empresa Ambar Florestal, Maria Inez Azevedo Velho, a coordenadora do Jovem Aprendiz na Ambar Florestal, Adriana Silva, os secretários Municipais da Educação e Cultura (Smec), Letiele da Silveira Jardim Machado, do Turismo, Esporte e Lazer, Lincoln Pontes, e da Agricultura e Pesca, Fabio Martina, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Pedro Farias, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Sandra Fulber, a coordenadora do Polo Universitário de São José do Norte, Enília Lucas, o instrutor homenageado do Jovem Aprendiz, Tiago Ribeiro Garcia, autoridades e familiares dos formandos.
Na cerimônia de entrega dos certificado participaram nove dos 36 formandos em São José do Norte. Os formandos são: Andreara da Silveira Duarte, Andriele Guimarães Pinheiro, Bruna Coelho da Conceição, Carolaine Silva da Silva, Dener Chaves da Cunha, Dienifer Silva de Souza, Diogo Costa Gautério, Ediomar da Silveira do Carmo, Euller de Souza Machado, Everson Guimarães Rosa, Guilherme Pita Lemes, Jennifer Oliveira da Silva, João Pedro Gondran Amorim, João Vitor Santos de Farias, Jordana Souza Pinheiro, Junia Amaral Camargo, Keisy kimberly Silveira Brito, Keterly Pinheiro Espírito Santo, Kethlen da Silva Duarte, Kleberson Figueiro de Castro, Liriel da Costa de Farias, Luan do Amaral Loureiro, Lucas Silva da Silva, Maria Emanoeli Gautério de Abreu, Michele Duarte Abreu, Natalya Oliveira da Silva, Rayane da Silva Machado, Rubens Silva Neto, Samuel Rodrigues Pontes, Tailson Silva Mortola, Tarcyele Geisel da Silveira, Vitória Porto Rosca, Wander da Costa Costa, Weslei Farias de Souza, Weslley Roberto Griller Moreira e Witoria da Costa Pinheiro.
Durante a solenidade, a chefe do Executivo nortense, Fabiany Zogbi Roig, mencionou aos presentes que “todo o conhecimento adquirido na vida nos abre o leque de oportunidades” e considerou que cursos como o Jovem Aprendiz são extremamente importantes para o município porque oportuniza que o jovem se qualifique e aperfeiçoe os métodos empregados na produção rural de São José do Norte, pois observa que este é mais um incentivo para que o jovem não abandone a zona rural e leve tecnologia e conhecimento para a propriedade.
O Programa Jovem Aprendiz visa profissionalizar jovens oriundos do meio rural, através de atividades práticas e teóricas em uma 800hrs. Através dos conteúdos, o jovem se prepara para sua formação como cidadão e para o desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão rural. Apresenta um núcleo específico que se adéqua a realidade local e as necessidades e os interesses da clientela empregadora ou ainda do mercado de trabalho local.