O Fórum aconteceu na terça-feira, 17, no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
Com o intuito de fomentar o debate sobre diversidade sexual e de gênero, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM) realizaram o I Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo, assexuais e outras identidades) em São José do Norte. O evento aconteceu no casarão do Saber, na última terça-feira, 17, data em que é celebrado o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
O I Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIA+ foi destinado aos servidores públicos municipais na intenção de aperfeiçoar o modo de lidar com as novas realidades perante o exercício do serviço público. Neste Fórum, foram abordadas informações fundamentais, não só para ampliar o conhecimento e orientar os servidores, como também para tornar o município um local ainda mais inclusivo de acordo com a pluralidade da sociedade, adequando-se à adoção da conduta correta.
A programação do Fórum contou com palestra da psicóloga do CRAS, Francinne da Veiga, sobre “conceito e a importância de políticas públicas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, seguida da palestra ministrada pela enfermeira Denise Grafulha sobre "saúde LGBTQIA+". Após, foi feita uma explanação pelo historiador Luiz Mahim Domingues, e a programação foi encerrada com uma última palestra ministrada pelo advogado e vice-presidente da Comissão da Diversidade e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande, João Alberto Oliveira. Além disso, durante todo o evento, houve tradução em Libras.
A prefeita Fabiany Zogbi Roig participou do evento, juntamente das secretárias Alessandra Souza (SMASCIM) e Daiane Pereira (SMTEL), do secretário Danúbio Roig (SMCP) e das diretoras Sheron Dias (SMEC) e Naliane Moraes (SMS). O presidente da Câmara de Vereadores, Christino Azevedo, a vereadora Vanessa Oliveira, a assessora do vereador Ronei Silva, Cibele Silveira, e a assessora do vereador Irandi Silveira, Erenice Duarte, também estiveram presentes no Fórum.
A garantia de políticas públicas afirmativas, no que diz respeito ao atendimento à população LGBTQIA+, a capacitação e a orientação quanto ao acolhimento, atendimento e abordagem a este público, pelos servidores públicos municipais e demais usuários do serviço, foi o foco do evento.