O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) participou no ano de 2018 de um processo de seleção de projetos para desenvolvimento turístico de comunidades de base pesqueira. Entre 04 municípios participantes, São José do Norte foi o único município com projeto aprovado. Após várias reuniões com representantes do Governo do Estado, e com a importante ajuda da deputada estadual, Franciane Bayer e do vereador, Neromar Guimarães a equipe da SMTEL recebeu no dia 12 de agosto os valores referente ao recurso disponibilizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
O Objetivo do Executivo é fomentar as atividades turísticas na Localidade do Barranco com qualificações, apoio a pequenas embarcações de pescadores para realização de passeios, placas de sinalização e indicativas, apoio na divulgação turística, uma viagem técnica em comunidades caiçaras onde já executam este tipo de projetos e ações e materiais de conscientização ambiental, beneficiando cerca de 15 famílias, visando o desenvolvimento da aquicultura familiar e da pesca na localidade do Barranco.
O Projeto "Turismo de base comunitária como alternativa de renda na localidade do Barranco" será desenvolvido através da parceria entre as Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer e de Agricultura e Pesca e a Emater.