09/12/2021 Sec. Mun. da Saúde

Executivo participa de reunião para tratar sobre disponibilidade de soro antiofídico no Hospital Municipal de SJN

Na próxima reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), será realizado um novo pedido de deliberação para redistribuição do soro antiofídico, para que São José do Norte seja contemplado na divisão dos tratamentos

Na última sexta-feira, (03/12), a prefeita Fabiany Zogbi Roig e o vice-prefeito, Neromar Guimarães, participaram de uma reunião articulada pelo gabinete do deputado estadual Marcus Vinícius Vieira, para tratar da possibilidade do soro antiofídico ser disponibilizado ao Município para uso no Hospital Municipal.

Participaram também da reunião, Caroline Torres Hoffmann, coordenadora da 3ª Regional de Saúde, representantes dos municípios de Tavares, Mostardas e Rio Grande, o vereador rio-grandino, Edisnei Rodrigues, e o assessor de gabinete do deputado Marcus Vinícius, Matheus Jabor.

Atualmente, ocorre um desabastecimento de soro antiofídico em âmbito nacional por falta de matéria prima (equinos que vão a óbito durante o processo de produção do soro) e por isso não há soro suficiente para atender a demanda de todos os municípios. Devido à redução na produção do soro, o Ministério da Saúde (MS) reduziu sua distribuição aos estados. O produto não é comercializado, cabendo apenas ao Ministério da Saúde ser responsável pela distribuição para acompanhamento da produção e controle de qualidade.

Anteriormente, o soro era disponibilizado apenas na cidade de Pelotas para atender toda a região sul do RS, mas após intenso trabalho do Executivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande, o assunto foi discutido junto a Comissão Intergestores Regional (CIR), ficando definido que a referência de São José do Norte, para este tipo de tratamento, seria o município de Rio Grande.

Após a reunião desta sexta-feira, o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lucas Penteado, por solicitação da chefe do Executivo, pautou para a próxima reunião CIR um novo pedido de deliberação para redistribuição do soro antiofídico, para que São José do Norte seja contemplado na divisão dos tratamentos. A pauta já foi objeto de discussão anterior, sendo, até então, tida como inviável pelo Estado.

Hoje a população vítima de animais peçonhentos – cobras, por exemplo -  em São José do Norte e áreas próximas, precisam se deslocar até o município de Rio Grande para ter acesso ao soro. O empenho do Executivo para que seja disponibilizado o tratamento no Hospital Municipal visa diminuir o tempo de acesso do paciente ao soro desde o momento em que houve a picada, o que nestes casos é crucial. Se aprovado o pedido, ficarão disponíveis 9 ampolas de tratamento em cada Município.