A valorização do homem e da mulher do campo foi o propósito do encontro que celebrou o Dia do Agricultor e da Agricultora na tarde da quinta-feira (25/07). O tema do encontro deste ano foi Sucessão rural na agricultura familiar. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), em parceria com o Conselho Municipal de Produção (CMP) e Emater/RS-Ascar e contou com palestra informativa, manifestações na tribuna livre e um café comemorativo.
Participaram do encontro, a prefeita Municipal, Fabiany Zogbi Roig, o prefeito Municipal em Exercício, Luiz Polis da Silva; o vereador, Ildomar Xavier; o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Martins; o presidente em Exercício do CMP, Valério Dos Santos Scott Hood; o gerente Regional da Emater/RS-Ascar Regional Pelotas, Ronaldo Maciel; e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leandro Martins Machado.
O tema que permeou o encontro foi abordado por Maciel que explanou a questão da sucessão rural e os estímulos para a permanência da força jovem no campo. O palestrante expôs que é necessário pensar e fortalecer políticas estruturantes, especialmente voltadas a educação do campo e qualificar os jovens. Também frisou que a profissão de agricultor no futuro continuará devido a necessidade humana de consumir alimentos e que várias outras ficaram pelo caminho como a de datilógrafa e várias terão seu uso bem restrito como cobradores de ônibus, caixas de banco e vendedores de porta em porta.
Após a palestra, os participantes fizeram uso da Tribuna Livre e concorreram aos brindes oferecidos no evento.
O objetivo do encontro foi valorizar o trabalho do homem do campo e proporcionar um momento de lazer e reflexão aos agricultores nortenses.
O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, por decreto. É comemorado em 28 de julho e a data foi escolhida devido à fundação do Ministério da Agricultura.