O objetivo do programa é resgatar jovens e crianças que encontram-se fora do ambiente escolar
Na terça-feira, 05, o Executivo Municipal esteve reunido com o Comitê de Gestão Intersetorial do Busca Ativa Escolar em São José do Norte. Na reunião, foram tratados assuntos referentes à execução do programa dentro do município, bem como a agenda de formação dos técnicos verificadores, agentes comunitários e supervisores institucionais que trabalharão diretamente nas ações do projeto.
O objetivo é resgatar jovens e crianças que encontram-se fora do ambiente escolar, bem como encaminhá-los ao atendimento do serviço público, fortalecendo, assim, a rede de proteção. A campanha “FORA DA ESCOLA NÃO PODE!” , incluindo outras estratégias com o intuito de reverter a evasão escolar.
Nelsa Bittencourt, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SMEC), conta que “as agendas de reuniões estão sendo montadas e o próximo passo será reunir vários segmentos da comunidade a fim de apresentar a Estratégia Busca Ativa Escolar”. O Executivo Municipal está trabalhando junto à SMEC para que o programa tenha bons resultados nas escolas de São José do Norte.
O Busca Ativa Escolar foi elaborado pela UNICEF em parceria com a Undime e com o apoio do CONGEMAS e do CONASEMS. Tem o propósito de enfrentar a exclusão escolar no Brasil, sendo uma ferramenta tecnológica gratuita para municípios e estados brasileiros.
Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC), Saúde (SMS) e Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM) e o vice-prefeito Neromar Guimarães.