30/03/2022

Executivo Municipal realiza ato de assinatura de início de obras na ESF João Landell

O prédio receberá obras de reforma e ampliação buscando aumentar a efetividade no atendimento às demandas do local.

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o prédio da ESF João Landell receberá obra de reforma e ampliação, para melhorias em sua estrutura física. Sendo assim, na manhã da última segunda-feira, 28, o Executivo Municipal esteve no local para assinar a ordem de início da obra.

A reforma a ser feita na estrutura do prédio da ESF inclui a ampliação na parte superior da ESF, uma sala para as agentes comunitárias de saúde será feita, assim como, uma pequena sala de reuniões e outros ambientes complementares, como lavabo e copa. Nos fundos do prédio, a sala de reuniões coletivas e um pedaço da cozinha serão desfeitas e transformadas em uma sala de atividades em Assistência à Saúde Multidisciplinar para acolher as atividades da Rede Bem Cuidar.

A obra é oriunda de recurso advindo da Rede Bem Cuidar, que integra o Programa de Incentivo à Atenção Primária em Saúde (PIAPS). O valor do recurso é de R$ 237.324,65. A Rede Bem Cuidar é uma abordagem promovida em parceria entre as gestões em saúde, estadual e municipal, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas em saúde, buscando aumentar a efetividade no atendimento às demandas locais em saúde.

Através da Rede Bem Cuidar, a ESF João Landell sediará uma série de ações articuladas em saúde, cujos objetivos, em síntese, visam à melhoria das práticas em saúde, para melhor atendimento dos princípios que baseiam o SUS. A ESF João Landell foi construída e equipada com recursos provenientes do Fundo Nacional da Saúde e contrapartida de recursos próprios do município, totalizando investimento de, aproximadamente 600 mil reais. A ESF foi construída conforme os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). A conclusão da obra de construção ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2018, e o prazo de conclusão para esta nova obra de reforma e ampliação no prédio é de 120 dias.

A assinatura foi feita pela prefeita municipal Fabiany Zogbi Roig, o secretário municipal de Saúde, Lucas Penteado e representante da empresa Roselaine Paiva Conde, que fará a obra no espaço. A enfermeira da ESF, Rafaela Souza, fez uso da fala durante a cerimônia e agradeceu ao Executivo pela iniciativa e à equipe da ESF. Além disso, membros da Prefeitura Municipal estiveram no local, o vice-prefeito Neromar Guimarães, secretário Geral de Governo Fernando Antônio Machado, diretora de Gestão de Saúde Bruna Abbud, diretora de Gestão Hospitalar Naliane Moraes, enfermeiras e funcionários da ESF e os vereadores Lincoln Pontes e Nedilandi Loureiro.