Na ocasião, a Prefeitura esteve representada pelo vice-prefeito Neromar Guimarães, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Josué Machado, o técnico da SMAP Fábio Martins e o chefe do escritório da Emater-RS em SJN Pedro Farias.
A Prefeitura de São José do Norte, na última terça-feira(13), participou do Dia de Campo da Cebola na cebola na localidade dos Teixeiras, na propriedade do Sr. Mário José Ferreira da Silva e sua esposa Vera da Silva. Os proprietários integram um núcleo de agricultores familiares e cebolicultores do município de Mostardas, os quais foram selecionados para realizarem as produções experimentais de cebolas.
Na ocasião, a Prefeitura esteve representada pelo vice-prefeito Neromar Guimarães, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Josué Machado, o técnico da SMAP Fábio Martins e o chefe do escritório da Emater-RS em SJN Pedro Farias.
Durante o evento, foram avaliadas as produções das cultivares de cebola (BRS PRIMA, Cascata, Bola Precoce e roxa) na propriedade, com recomendações técnicas do Engenheiro Agrônomo Gustavo Alves da Emater/RS de Mostardas e da pesquisadora, Engenheira Agrônoma, Dra. Daniela Leite, da Embrapa Clima Temperado Pelotas/RS. Em seguida, foi abordado o tema de canais e formas de comercialização da produção de cebola e hortaliças pelo Engº Agrº Luis Bohn da Emater/RS Porto Alegre.
Em São José do Norte, também tivemos campos experimentais do mesmo Programa em cebolicultores selecionados: Lucas de Souza no Tesoureiro e Valério dos Santos Scott Hood no Retovado e a cultivar BRS Prima lançada pela Embrapa Clima Temperado RS teve excelente produção nesta safra 22/23, bem acima das 40t/ha, boa aparência, pungência, capacidade de armazenagem e ótima sanidade. O vice-prefeito, Neromar Guimarães, destaca que "é muito importante estarmos nos atualizando e buscando, a cada safra, sementes e formas de produção que se adequem às necessidades do mercado, garantindo, assim, maior rentabilidade aos produtores”.
Segundo o Secretário Josué Machado, “São José do Norte é o maior produtor de cebola do RS com qualidade respeitada em todo País e a safra 2022/2023 foi excelente com bons preços iniciais, sendo que a cultura emprega diretamente 1.000 agricultores e indiretamente mais de 5.000 pessoas (transporte, atacadistas, diaristas, agropecuárias, entre outros) com considerável contribuição para o índice de participação do município-IPM”. O secretário considera que programas de pesquisa por instituições como a EMBRAPA, de materiais mais adaptados e produtivos, juntamente com o trabalho de extensão da SMAP, proporcionam um aumento de renda aos agricultores e melhora na qualidade da cebola.