Na capital gaúcha, na terça-feira (28/01) Executivo Municipal e Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizaram reunião sobre o orçamento estadual do Hospital Municipal de São José do Norte.
Participaram a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniela de Freitas Rodrigues, e o superintendente do Hospital Municipal São José do Norte, Paulo Ricardo Borges.
Durante a reunião, Arita destacou que o Estado está fazendo estudo e um dos levantamentos levados em conta são os novos critérios usados para a divisão orçamentária dos hospitais, os quais indicam as necessidades regionais.
A prefeita explica que uma das informações repassadas foi de que o Estado está revendo a divisão de recursos públicos aplicados nos hospitais do Rio Grande do Sul, os quais prestam serviços para o SUS.
Daniela, ao reforçar a necessidade de mais investimentos, argumentou que o Hospital Municipal de São José do Norte trabalha 100% SUS e que, inclusive, compreende uma demanda regional ao realizar atendimento a pacientes também dos municípios de Mostardas e Tavares. A titular da SMS enfatizou ainda que a saúde mental é a principal causa de adoecimento da região e ressaltou que o hospital nortense consegue oferecer serviços que são as principais necessidades identificadas na população da região.
A reestruturação do hospital, com ênfase na saúde mental e no ambulatório de cuidados prolongados, maternidade e bloco cirúrgico também foram expostos a secretária de Estado pela comitiva nortense.
Ao final da reunião, Arita colocou a equipe da SES e da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) à disposição para auxiliar tecnicamente o município no que for necessário para as melhorias no hospital.