Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
05/12/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Executivo busca soluções para a travessia por balsa

Em busca de soluções para questões ligadas a travessia por balsa entre o município de São José do Norte e Rio Grande, o Executivo nortense promoveu reunião e participou de outras duas reuniões com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Participaram da reunião em São José do Norte, a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o Presidente do Legislativo Municipal, Ildomar Xavier, o Secretário de Coordenação e Planejamento, Danubio Roig, o Secretário de Transporte e Trânsito, Jesum Fonseca, e o Presidente da Agergs, Izidoro Zorzi.

O objetivo da reunião foi para tratar do serviço prestado pela balsa de veículos que atua no canal Miguel da Cunha e realiza a travessia entre São José do Norte e Rio Grande. A prefeita aproveitou a oportunidade para apresentar um Planejamento Estratégico com ações de curto e médio prazo que trarão melhorias consideráveis se colocadas em prática. Entre essas, a definição da competência pela regulação do serviço para emissão de novas portarias, aumento do número de horários, compra antecipada do bilhete de viagem, reativação da travessia na Barra, mudança do ponto de atracação do centro histórico.

Motivados pela prefeita Fabiany e pela Agergs, os encaminhamentos da reunião foram levados como pauta para a reunião do Conselho de Autoridade Portuária (Cap), oportunidade em que a prefeita defendeu a necessidade de melhorias imediatas no sistema de travessia.

Nesta reunião estavam presentes a Prefeita Fabiany Zogbi Roig, o Secretário de Coordenação e Planejamento, Danubio Roig, o Presidente da Agergs, Izidoro Zorzi, o Superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, o Capitão dos Portos, Comandante Bulsing, o Presidente do Cap, Eduardo Krause.

Pontos do planejamento estratégico apresentado pelo Executivo foram discutidos e ficou definido que a competência para edição de novas portarias de horários e modernização do sistema cabem a Superintendência do Porto de Rio Grande. Outro ponto colocado em pauta foi que o representante da Marinha declarou que não há impossibilidade de travessia noturna, cabendo apenas alguns ajustes na sinalização do canal.

Uma terceira reunião ocorreu na sede da Agergs para definições do conteúdo da nova portaria. Dentre todas as ações necessárias para a melhoria do sistema de travessia de balsas, ficou decidido que de imediato uma nova portaria deverá ser editada para a inclusão de mais dois horários e a implantação de sistema de venda antecipada de bilhetes. O Poder Executivo está trabalhando na busca dos órgãos responsáveis, argumentando e tentando sensibilizar sobre o quanto a atual logística de travessia atrapalha o desenvolvimento econômico e turístico do município e região.

Concluida essa etapa, o Executivo está aguardando a publicação da nova portaria e salienta que seguirá a cobrança para que o planejamento apresentado para a Agergs seja colocado em prática mesmo que gradativamente, porém em breve.

 

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.