05/01/2023 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Entenda como funciona o trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz em São José do Norte

O Programa Criança Feliz, possui caráter intersetorial e visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Este programa está sendo implementado pela Prefeitura nos bairros Veneza, João Landell e Tamandaré. Atualmente Programa atende em torno de 95 beneficiários e conta com uma lista de espera para os interessados em fazer parte deste programa.

Tem como público-alvo:

• Crianças de 0 a 3 anos de idade cadastradas no Cadastro Único;
  • Gestantes cadastradas no Cadastro Único;
  • Crianças de 0 a 6 beneficiarias pelo Benefício de Prestação Continuada.

As visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças. Têm como papel fazer a prevenção, proteção e promover o desenvolvimento infantil de crianças no município. Estimulando as habilidades físicas, sociais, cognitivas e emocionais dos beneficiários do programa, a equipe utiliza brinquedos e brincadeiras planejadas pelo visitador e realizadas pela família que é a principal mediadora da relação da criança com o mundo neste processo de desenvolvimento e fortalecimento de vínculo.

O Programa Criança Feliz está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidadania e da Mulher ( SMASCIM) e fortalece a trajetória do município de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializa a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas. Renova, ainda, os compromissos da gestão municipal com a atenção às crianças na primeira infância. A sede do programa do Programa Criança Feliz está situada a Rua Evilásio Setembrino Gautério,11-Centro. O telefone para contato é 53 3238-1745.