23/07/2018

Diálogos de Educação Ambiental: 3º Seminário promove reflexões sobre as práticas pedagógicas na área

Com o tema Diálogos de Educação Ambiental, a terceira edição do Seminário de Educação Ambiental Escolar proporcionou novas experiências e importantes reflexões aos professores da rede municipal e estadual, profissionais que atuam na área da Educação, professores da Apae-SJN, representantes da Escola Batista e da sociedade civil, a partir do debate, com foco em palestras, oficinas e exposição de painéis.

O evento foi realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) entre os dias 25 e 27 de junho, a fim de ampliar a perspectiva sobre as práticas pedagógicas aplicadas à importância da educação ambiental e promover a conscientização.

A escola como espaço educador sustentável foi o tema abordado pelo Dr. em Ciências Ambientais, José Vicente de Freitas, que abriu a programação do evento. Na sequência, a professora Ma. Andréia Juliano ministrou a palestra Resiliência através da meditação – o cuidado consigo mesmo.

Aquecimento Global – verdade ou farsa? foi o tema da exposição do professor Me. Saimon Machado Lopes na terça-feira (26). Logo mais, a bióloga Caroline Gibbon e a engenheira agrônoma Rosa Moraes, da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), falaram sobre compostagem e vermicompostagem. A palestra Educação estético-ambiental no contexto escolar: a linguagem teatral na prática docente abriu a programação da tarde, com a participação da professora Ma. Pauline Rezende e das professoras mestrandas Juliana Duarte e Josineide Ribeiro, que também ministraram oficina. À noite, o Painel Licenciamento Ambiental, foi apresentado pelo secretário do Meio Ambiente, Danúbio Roig, e pela biológa Caroline Gibbon, no I.E.E. São José.

A palestra Educação Ambiental e algumas possibilidades, proferida pela professora Dra. Michele Salorte, em conjunto com a professora Dra. Karine Sanches e o professor Me. Bread Soares Estevam na quarta-feira (27). O Painel Licenciamento Ambiental, da SMMA marcou o encerramento do evento, no auditório do Polo Universitário Nortense, no Centro Educacional do Carlos Santos.