31/07/2018

Dia do Agricultor e da Agricultora foi comemorado no Saraiva

A comunidade do 2º Distrito da Localidade do Saraiva foi sede do encontro que celebrou o Dia do Agricultor. O evento contou com Culto Ecumênico, almoço festivo, explanações informativas e manifestações artísticas.

O Culto Ecumênico, realizado pelas Igrejas Católica, Batista e Adventista, deu início ao evento que se estendeu ao longo do dia com abordagem de temas que contribuem com o dia a dia dos agricultores.

Na sequência, ocorreu o ato de abertura oficial do evento e na sequencia foi servido um almoço festivo, o qual ressaltou alimentos produzidos por agricultores familiares.

Para a abertura das palestras na parte da tarde, os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) falaram sobre A Incidência de Cobras no Município e Antídotos Utilizados. Esclareceram que, em São José do Norte, há ocorrência de picaduras de cobra, mas que, a incidência é bem baixa. Orientaram, também, como agir em caso de picadas.

O trabalho desenvolvido na área de Turismo Rural foi exposto pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Promoções (SMTP) que apresentou o Projeto de Turismo de Base Comunitária como Alternativa Complementar de Renda na Localidade do Barranco, no qual ressaltaram alternativas para o produtor rural usar a propriedade para capturar mais recursos.

Em seguida, a equipe da Emater/RS-Ascar realizou uma explanação sobre Boas Práticas Agrícolas, com enfoque na Regulagem de pulverizados costais e tratorizados.

Na sequencia, os presentes puderam fazer uso da Tribuna Livre e realizaram manifestações artísticas. Na ocasião, dois participantes apresentaram canções e um declamou uma poesia para marcar a data.

O dia do Agricultor e Agricultora ocorre, anualmente em 28 de julho.

O objetivo do evento  é de valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras e proporcionar um momento de lazer e reflexão aos agricultores nortenses.

O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, por decreto. A data foi escolhida devido à fundação do Ministério da Agricultura.