O dia 20 de Novembro é, oficialmente, feriado nacional em Celebração ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra. O tradicional evento nortense, Novembro Afro, evidenciou a data e a história com o tema Resistir e Avançar.
Dia da Consciência Negra é celebrado durante Novembro Afro
O dia 20 de Novembro é, oficialmente, feriado nacional em Celebração ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra. O tradicional evento nortense, Novembro Afro, evidenciou a data e a história com o tema Resistir e Avançar.
Nesta quarta-feira (20-11), a luta e história do povo negro foi celebrada, em São José do Norte, durante o Novembro Afro, evento que marcou o Dia da Consciência Negra e Dia Nacional do Zumbi dos Palmares, que transcorrem, anualmente, em 20 de novembro. Palestras, apresentações artísticas e exposições culturais foram as atrações do evento que teve como tema Resistir e Avançar.
Participaram as secretárias Municipais da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim) e de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), Alessandra Souza e Daiane Pereira, a diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Carla Dias, a vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Cláudia Ritta, a representante do Povo de Terreiro, Vane Menezes, a vereadora, Vanessa Oliveira, o representante do Seguimento de Samba do, Compir, Pablo Costa, e a representante da Rede Bem Cuidar, Anna Maria Lemos da Silva.
Para abrir os trabalhos, foi apresentado o vídeo com o tema Consciência Negra –Por que este dia é importante? E, na sequência o responsável pelo Setor de Relações Étnicos Raciais da Smec, Jorge Luiz Ferreira, fez uma explanação sobre o assunto.
A primeira palestra foi realizada pela integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Rio Grande e Entorno, a advogada, Cintia Madruga, que abordou o tema As leis e direitos da igualdade racial. Em seguida, o Grupo de Capoeira Origens de Bamba fez apresentação.
Desenvolvimento da Igualdade Racial na Educação foi o assunto abordado na palestra proferida pelo professor, Gabriel Baldez. Após, a representante do Povo de Terreiro, Vane Menezes, palestrou sobre Educação Antirracista. Em seguida, o tema Arquitetura popular como meio de acesso moradia digna foi o tema da palestra realizada pela arquiteta, Nadiane Castro.
O encerramento do Novembro Afro com samba ao som do Grupo Samba da UTI.
A promoção do Novembro Afro foi do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
O Novembro Afro é parte de um compromisso coletivo com valorização da igualdade racial, respeito as tradições afro-brasileiras e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os membros do Compir explicam que o evento é importante porque busca a construção de ações com o intuito de combater a discriminação e as desigualdades raciais, bem como promover a inserção socioeconômica de grupos minorizados, além de promover aproximação da comunidade de São José do Norte com a cultura Afro.
------------------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte