“Vou pintar, vou desenhar, vou aprender”, disse o aluno do Pré B, Fernando da Silveira, ao chegar na escola e ficar animado com a transformação que viu. As crianças nortenses, de 0 a 5 anos, passam a contar com mais um espaço de ensino. O Executivo Municipal realizou, na sexta-feira (13/9), o ato de entrega das quatro novas salas de aula da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Aprendiz.
Participaram do ato a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, os secretário Municipais da Educação e Cultura (Smec), Letiele Jardim, da Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins, da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), Mariane Gautério, de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), Lincoln Pontes, a diretora de Gabinete, Richelle Malta, o diretor executivo da Secretaria Geral de Governo (SGG), João Genuíno Palladino Machado, o vereador, o Neromar Guimarães, a diretora da Emei, Ilda Abreu, alunos e familiares da Emei.
As salas irão beneficiar, aproximadamente, 160 crianças. A prefeita explica que a entrega destas salas configuram “um grande avanço para a comunidade que passará a contar com vagas em berçário”, antes não existentes na rede municipal de São José do Norte.
Havia necessidade de ampliar a oferta de vagas na educação infantil. O município precisava oferecer mais vagas em maternal, como também em berçário. Por essa razão, ocorreu a ampliação na estrutura da Emei Pequeno Aprendiz. Agora, a escola conta com salas adequadas, adaptadas para a educação infantil, com banheiros e mobiliário de acordo com o tamanho das crianças pequenas.
“É um ganho para a comunidade porque havia uma demanda maior do que a capacidade de oferta e, com isso, conseguimos ampliar as vagas. Mais crianças serão atendidas nas instalações da escola. Para as mães e familiares que trabalham e que não tem onde deixar os seus filhos, será uma oportunidade a mais, onde as crianças estarão bem cuidadas e receberão os primeiros passos dentro do processo educativo, disse, entusiasmada, a chefe do Executivo Nortense, que também é mãe e professora ao expor que como cidadã entende o quanto é necessário atender essa antiga demanda da comunidade.
Nadiege Collares da Silveira, mãe do aluno Natanael, disse que gostou da nova estrutura, pois agora as crianças tem mais espaço e porque tem mais vagas.
“Eu acho que vai trazer mais qualidade para as crianças porque tem uma estrutura melhor e as crianças e a comunidade só tem a ganhar”, falou Gisele Moraes de Lemos, mãe da Helena.
A professora do Maternal, Sabrina Silva da Costa, ficou bastante animada com a nova estrutura por lhe possibilitar melhores condições de desenvolver seu trabalho e porque percebeu que “os alunos estão faceiros em função da sala nova. Estão muito felizes!”.
A Smec manifestou que estão trabalhando para ampliar ainda mais a oferta de vagas para a educação infantil no município. A pretensão é realizar, inicialmente, a ampliação em escolas localizadas em bairros geograficamente estratégicos.