Secretaria Municipal da Saúde de São José do Norte, define plano de ação de contingência para se preparar para o monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que vem se articulando junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) para atender as medidas de contenção embasadas no conhecimento atual do novo coronavírus. A SMS salienta que tal plano segue as orientações da Secretaria Estadual da Saúde, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, que são repassados aos estados e, esses, pactuam com os municípios.
Desde a identificação do crescente número de casos suspeitos e confirmados a nível mundial, o Estado Rio Grande do Sul, agendou reunião com os gestores municipais, representantes dos hospitais e da vigilâncias epidemiológica municipais com o objetivo de orientar os municípios a construírem seus planos de ação.
Na última sexta feira (13) ocorreu reunião na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde para alinhamento dos fluxos e encaminhamentos para o diagnóstico dos casos suspeitos, bem como apresentação da organização de cada município no que se refere aos seus planos de ação. Participaram da reunião o atual Secretário de Saúde Lucas Penteado, a Diretora de Gestão em Saúde Bruna Abbud e o Diretor médico do IB Saúde, Adib Hussein.
Ficou definido na reunião que todo caso suspeito, que não apresentem sinais de gravidade, após o atendimento médico será orientado o isolamento domiciliar por 16 dias ou até o fim dos sintomas. Para os casos de isolamento domiciliar, a rede de atenção primária à saúde e a vigilância em saúde municipal irá realizar o acompanhamento.
Já os casos em que o paciente apresentar maior gravidade do seu estado clínico, ou seja, aqueles com evolução negativa do quadro, e que demandem internação em UTI, serão encaminhados à referência, regulada pelo Estado.
A SMS salienta também que todo em caso declarado suspeito por diagnóstico médico, será realizada coleta de material e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN-RS), para que assim seja confirmado ou descartado o diagnóstico de coronavírus.
A SES-RS está realizando a distribuição de kits de diagnóstico laboratorial aos municípios, o Hospital Municipal de São José do Norte, terá disponibilidade dos Kits na segunda (16). Enquanto esses não chegam, já está pactuada com a Secretaria de Saúde de Rio Grande a disponibilidade de Kits, no caso de surgir a necessidade de envio de material.
Além disso, o secretário Lucas Penteado, informa que já estão organizadas medidas de prevenção nos ambientes de maior circulação do município, tais como transportes coletivos, por meio terrestre e aquaviário, bem como ação de prevenção junto à comunidade. Tais medidas começarão a ser aplicadas pela rede Municipal de saúde.
O secretário informou também que o plano de contingência municipal será atualizado conforme a necessidade e, ou, indicação da SES/RS e, ou, do Ministério da Saúde, através de notas técnicas divulgadas pela SMS.
A coordenadora da Atenção Básica, Mariane Soares, afirma que a rede de atenção primária à saúde receberá capacitação específica nos próximos dias, mas que os profissionais que integram a rede tem capacidade para o manejo das situações, bem como está a disposição dos mesmos para orientação, a qualquer momento necessário.
Segue para conhecimento público o plano Municipal de contingência do vírus Covid-19 - coronavírus.