Ao longo do ano, uma das ações do Conselho Tutelar é manter a integridade das crianças e adolescentes também quanto ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Durante o carnaval, a Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), através do Conselho Tutelar, irá intensificar as ações de coibição e de conscientização junto à comunidade nortense ao lembrar que a venda ou a indução ao uso de bebidas alcoólicas, assim como outras drogas, é crime.
A equipe do Conselho Tutelar irá espalhar pela cidade cartazes informativos e com o número do disque denúncia (Disque 100), principalmente no entorno de onde ocorrerá os festejos do carnaval, e pedirá a colaboração dos comércios locais para a divulgação.
A titular da Smascim, Alessandra Souza de Jesus, explica que o objetivo da ação “é alertar a população que, mesmo no carnaval, os órgãos estão com os olhos abertos para esse tipo de situação. A finalidade é realizar uma ação preventiva contra o consumo de bebidas e drogas, lembrar que é crime e indicar a população quais são os órgãos que podem procurar para realizar denúncias ao verificar esse tipo de situação”.