O objetivo principal do evento foi de esclarecer à população idosa sobre seus direitos, a fim de romper com situações de negligência e violação de direitos.
O dia 15 de junho foi instituído como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Data que tem por objetivo o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção, além de criar uma consciência mundial, social e política, da existência desta violência.
Aproveitando a data, o Conselho Municipal do Idoso - CMI organizou uma roda de conversa, com falas de diferentes órgãos públicos que lidam, diariamente, com situações que envolvem tais questões ligadas à pessoa idosa.
Foram abordados assuntos referentes aos direitos da pessoa idosa, políticas públicas executadas em São José do Norte, canais de denúncia, entre outros assuntos pertinentes ao tema.
O evento ocorreu no auditório do Ministério Público, com a participação de idosos do Município e membros da Defensoria Pública, da Polícia Civil, da Secretaria Municipal da Saúde - SMS, da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher - SMASCIM, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. O objetivo principal do evento foi de esclarecer à população idosa sobre seus direitos, a fim de romper com situações de negligência e violação de direitos.